COMO TRATAR O CISTO PILONIDAL?

Os cistos quando estão com abscesso (“furúnculo”) drenam na maioria das vezes espontaneamente, podendo em alguns casos precisar de antibióticos ou até de drenagem urgente. As drenagens destes abscessos são mais simples e podem ser feitas sob anestesia local.

Existe uma tendência atual de os cistos pequenos que porventura são descobertos por acaso e nunca tiveram inflamação e infecção prévias, poderem ser tratados clinicamente, sendo apenas observados. Recomenda-se a depilação e a higiene cuidadosa da região, evitando-se o atrito ou fricção constantes da área.

Entretanto, não é esta a maioria dos casos que procura o médico. No geral, os pacientes que procuram o coloproctologista são aqueles que tem história um ou vários episódios de infecção recorrentes, seguidos da drenagem de material purulento, ora espontânea ora cirúrgica. Estes casos devem ser removidos através de cirurgia.

Antigamente, orientava-se a retirada do cisto e de grandes áreas de pele ao seu redor, o que atualmente vem mudando e já não é mais preconizado, visto que a chance de recidiva é a mesma. A exceção se faz nos casos de cistos recidivados ou muito grandes.

Em todos os casos é fundamental a avaliação de cirurgião especialista – Coloproctologista ou Proctologista, para que a melhor conduta seja determinada.

Consulte seu médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *